Convidados

Adam Hanieh, Bruno Sena, Christy Pato, Daniel Sanfelici, Dale Tomich, Douglas Leite, Gustavo Lins Ribeiro, Massimiliano Tomba, Sam Halvorsen, Tania Li e Zehra Yaşın são os nomes já confirmados. Confira a programação completa, inscreva-se e espalhe a notícia.

Tania Li

University of Toronto

Zehra Yaşın

Social Sciences University of Ankara

Adam Hanieh

Exeter University

Bruno Sena

CES-Universidade de Coimbra

Dale Tomich

Binghamton University

Gustavo Lins Ribeiro

Universidad Autónoma Metropolitana de México

Massimiliano Tomba

University of California

Sam Halvorsen

Queen Mary University of London

Christy Pato

CDG-Universidade Federal Fluminense

Daniel Sanfelici

CDG- Universidade Federal Fluminense

Douglas Leite

CDG- Universidade Federal Fluminense

Contagem regressiva para O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social, primeiro encontro internacional organizado pelo Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais (CDG), que traz especialistas de várias partes do mundo para um diálogo aberto.

O seminário acontece entre os dias 14 e 15 de setembro, em formato híbrido, com tradução simultânea. Serão amanheceres e entardeceres de reflexões intensas.

.

Espaço, raça e poder público: primeiras pesquisas do Centro UFF

No primeiro dia, 14 de setembro, as discussões começam às 10 horas, com os pesquisadores do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais apresentando as pesquisas iniciais do CDG. Daniel Sanfelici (UFF), Douglas Leite (UFF) e Christy Pato (UFF) conduzem os debates, após a mesa de abertura, às 9 horas.

Como ler o capitalismo a contrapelo do capital?

 Massimiliano Tomba (University of California), Dale Tomich (Binghamton University) e Tania Li (University of Toronto) se debruçam sobre a sugestiva pergunta que intitula a segunda mesa temática do dia 14, às 14h30.

Geopolítica do conhecimento

 No segundo dia de encontro, às 10 horas, o convite é para entender a ‘globalização desde baixo’, do antropólogo Gustavo Lins Ribeiro (Universidad Autónoma Metropolitana de México), e as geografias da mudança social estudadas por Sam Halvorsen (Queen Mary University of London). Leituras propostas a partir de realidades periféricas aos países/regiões do capitalismo central nesta que é terceira mesa do seminário internacional O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social.

Vida material: o irresistível apelo do não à comodificação de tudo

Matrizes energéticas, estruturas de poder e desigualdades sociais entram em debate na última mesa do seminário, dia 15, às 14h30. Zehra Yaşın (Social Sciences University of Ankara), Adam Hanieh (Exeter University) e Bruno Sena (CES-Universidade de Coimbra) conduzem as reflexões finais do encontro.

A programação completa já está disponível. O seminário acontece em formato híbrido e as inscrições de ouvintes foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 11 de setembro, via formulário online. Você também pode enviar um e-mail para cdguff.eventos@gmail.com . No corpo do e-mail, indicar Nome completo; Documento de identificação; Ocupação e filiação institucional; Telefone e e-mail de contato; Dias, mesas e modalidade (online ou presencial) que pretende assistir.

Skip to content